Whitfield Crane, vocalista do Ugly Kid Joe, fala sobre a banda e futebol

Imagem

Por Charley Gima

Conheci o Ugly Kid Joe em 1991, quando morava no Japão. Chamaram minha atenção musicalmente por mostrarem um Rock despojado e divertido, mas muito bem tocado. A primeira música que ouvi foi Everything About You, que conta a história de um cara que detesta tudo em sua vida, desde os locais que mora, até a namorada e a família dela, vindo daí o refrão I hate, Everything about you, que para os desavisados passa como uma singela frase amorosa…

A banda foi alçada ao sucesso com este disco, America´s Least Wanted, e já tocou no Brasil no auge da carreira, em 1994, no extinto festival Hollywood Rock ao lado de nomes como Live, Sepultura e Robert Plant.

Tive o privilégio de conversar com Whitfield Crane, vocalista da banda, que mostrou-se extremamente simpático e atencioso. A entrevista foi realizada na cobertura do hotel em que estavam em São Paulo, e Crane estava muito empolgado em estar novamente no Brasil e antes da entrevista começar ele dizia que São Paulo era grande e maravilhosa e ficou pasmo quando me perguntou se era verdade que os helicópteros que ele via passar a toda hora eram usados como táxi na cidade. Veja abaixo os melhores momentos da entrevista.

MiG 18 – Olá Crane, pra começar, quais lembranças você carrega do Brasil de sua última passagem por aqui?

Whitfield Crane – Nossa, o Brasil é maravilhoso! São Paulo é uma cidade que vai estar sempre na minha memória! Foi aqui que tocamos em um festival junto com Live, Sepultura e Robert Plant. Era uma multidão imensa e muito participativa! Aquele momento é um desses momentos que eu nunca me esquecerei!

MiG 18 – E vocês já tocaram pra grandes multidões em estádios e em locais bem pequenos, qual tipo de show você mais curte fazer?

Whitfield Crane – Cara, posso te dizer que o melhor tipo de show pra se fazer é aquele que está cheio! Não importa o tamanho, adoro tocar em estádios, mas se você for fazer uma festa e tiver só você e seus amigos lá pode crer que vou achar o show o máximo! Agora estamos tocando em locais gigantescos, como em Sofia, na Bulgária, acabamos de tocar em um estádio lá, e também em locais como pubs e pequenas casas de show. Deixe o local lotado que eu ficarei feliz! Não importa o tamanho da casa, o que importa na verdade é a energia do público e a participação no nosso show!

MiG 18 – Falando em tocar em grandes estádios, eu vi o show de vocês no estádio de Wembley em 1995, quando vocês tocaram junto com Van Halen e Bon Jovi. Você teria alguma história diferente pra nos contar sobre este show?

Whitfield Crane – Uau, você estava lá? Aquele show foi o máximo! Eram três noites sold out em Wembley e tocamos com Bon Jovi e Van Halen em duas destas noites. Uma história legal foi a de que levamos um fã no palco e o presentamos pra galera como nosso mais novo fã. Era o Jack Ousbourne, filho do Ozzy! Depois daquele show fui até a casa do Ozzy pra entrevista-lo para uma revista, eu era o entrevistador. Cheguei na mansão dos Ousbornes e uma coisa que me marcou foi a fragilidade do Ozzy, ele já andava com uma certa dificuldade e não lembrava em nada aquele madman que vemos no palco. Mas aí a coisa mudou de figura quando ele me convidou pra darmos uma volta de moto. Quando ele sentou na moto dele, parecia outra pessoa! Ele “vestiu” a moto e sua energia ficou diferente, o cara parecia muito mais forte e jovial! Saímos pra andar de moto pelos arredores londrinos, aquilo era surreal! Você pode imaginar andar de moto com o Ozzy após tocar no estádio de Wembley lotado? Inesquecível!

MiG 18 – A banda está voltando após 16 anos parada, o que você fez neste período?

Whitfield Crane – Me dediquei a vários projetos e bandas paralelas. O Ugly Kid Joe estava parado mas eu continuei musicalmente na ativa. Aproveitei também para mochilar um pouco e conhecer outros países como a Índia.

MiG 18 – Você fez como o Jim Morrison? rs

Whitfield Crane – Sim, mas não morri com 27 anos! Rs

MiG 18 – Vocês lançaram recentemente o EP Stairway to Hell, que na minha opinião tem um som mais maduro e pesado do que estávamos acostumados a ouvir do UKJ. Como está o show de vocês, segue esta linha e está também mais pesado?

Whitfield Crane – Sim, com certeza! Pode esperar um show intenso e pesado! (Clique aqui e ouça o EP Ugly Kid Joe EP Stairway to Hell)

MiG 18 – E qual a formação atual da banda?

Whitfield Crane – A banda hoje está com  Klaus Eichstadt (guitarra), o grupo volta aos palcos com Cordell Crockett (baixista), Dave Fortman (guitarrista) e Shannon Larkin (baterista). Esse time está me dando muitas alegrias!

MiG 18 – E a banda voltou à ativa apenas para estes shows ou podemos esperar um disco novo do Ugly Kid Joe?

Whitfield Crane – Sim, voltamos à ativa e estamos trabalhando em novas músicas para um novo CD. Lançamos Stairway to Hell e ficamos felizes com o resultado e a repercussão. Estava na Europa vendo um show do Motorhead quando me convidaram pra subir no palco. Na saída o Phil me pegou pelo braço e disse: “aproveitem essa volta, muita gente não consegue ter nem a primeira chance e vocês estão tendo uma segunda chance, não deixe isso passar batido e faça valer a pena!”. E é verdade, estamos tendo esta segunda chance e queremos aproveitá-la ao máximo!

MiG 18 – Você lançaria hoje uma música como “Madman”, mesmo com toda esta onda de violência e terrorismo que assola o mundo? (Madman traz na letra um louco que entra na Disneylândia matando a todos)

Whitfield Crane – Sim, com certeza! O mundo é um lugar muito estranho onde coisas estranhas acontecem a toda hora!

MiG 18 – É isso que faz do mundo um lugar legal de se viver! rs

Whitfield Crane – Exatamente! Coisas ruins acontecem, mas muitas coisas boas também acontecem a toda hora!

MiG 18 – Você está no país da próxima Copa do Mundo, você gosta de futebol?

Whitfield Crane – Sim, é um esporte fascinante! Assisti a uma partida da Copa de 94, nos EUA. Eu só gostaria de saber porque os americanos chamam o que eles jogam de futebol, pra começar o futebol americano se joga com as mãos! vai entender… rs

MiG 18 – Pra finalizar, o que você diria para seus fãs?

Whitfield Crane – Muito obrigado! (em um português perfeito!) Espero que possamos nos ver em nossos shows e continuarmos juntos por muito mais tempo!

O Ugly Kid Joe toca em São Paulo no dia 11/08, no Via Marquês às 22hs, com ingressos a partir de R$90,00.

Em Porto Alegre o show acontece no dia 12/08, no Bar Opinião, com ingressos a partir de R$120,00.

Imagem

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s