Alemanha é Tetracampeã do Mundo vencedo a Argentina na prorrogação

Alemanha x Argentina - Taça-campeã-do-mundo-Maracanã-FuteRock

Por Costábile Salzano Jr.

A Alemanha sagrou-se Tetracampeã da Copa do Mundo ao vencer a Argentina na prorrogação, com gol de Götze, que saiu do banco para definir a partida e a Copa!

Alemanha-Gotze-Boateng-Final-Copa-do-Mundo-FuteRock

Com uma campanha invejável, a seleção alemã sagrou-se tetracampeã mundial. O prognóstico não deveria ser diferente. Seria uma injustiça dos deuses do Futebol. A Bundesliga se desenvolveu maravilhosamente em vários aspectos e é um dos campeonatos mais espetaculares da atualidade.

Praticando um futebol extremamente tático, técnico e organizado, a disciplina da Alemanha tornou sua equipe imbatível. A união e dedicação de seus jogadores foi algo impressionante. Até mesmo quando passavam raros momentos de sufoco, arrumaram forças para reagir.

Messi-Schweisteinger-Argentina-X-Alemanha-Final-Copa-do-Mundo-FuteRock

A final contra a Argentina não fugiu à regra. O Maracanã lotado e mais outros milhões de telespectadores ao redor do Mundo, acompanharam uma partida emocionante. Ambas as equipes tiveram bons momentos para definir o jogo, mas esbarraram ora no preciosismo na finalização, ora no bom posicionamento do goleiro adversário.

Durante toda a Copa do Mundo, a Argentina não foi àquela maravilha que se esperava. Sofreu nos pés de seleções fracas e passou de fase aos trancos e barrancos. A eficiência de sua defesa garantiu preciosamente a sequencia no torneio.

Já os alemães vieram ao Brasil, com uma equipe forte, concisa. Apostando no talento de Özil e Müller, e no poder bélico do artilheiro Klose, a Alemanha mostrou desde o apito inicial que iria tomar a iniciativa e pressionar a Argentina.

Argentina-Alemanha-Messi-Final-Copa-do-Mundo-FuteRock

Porém, eram nos rápidos e perigosos contra-ataques que a Argentina mostrava a sua força. Higuain inclusive deve estar se lamentando até agora. Ele ganhou na corrida do marcador, chutou forte, mas bola cruzou a frente de Neuer.

No primeiro tempo, a Alemanha dominava a posse de bola, tocava com tranquilidade e conseguia encontrar espaços na defesa dos hermanos. O meio de campo era envolvente e ganhava o apoio da torcida brasileira que não se intimidou em soltar o grito de “olé”.

A Argentina se fazia de morta e a cada contra-ataque evidenciava o despreparado da defesa alemã que, imprudentemente, deixa Higuain, Messi e Lavezzi no mano a mano. Os argentinos esperavam apenas por uma chance e quando conseguiam, desperdiçavam.

Toni Kroos teve a infelicidade de cabecear para trás, a bola sobrou para Higuain, que teve tempo de dominar a bola e, cara a cara com Neuer, bateu mal demais. Perdeu o gol mais fácil de toda Copa do Mundo.

Alemanha x Argentina - Messi - Final-Copa-do-Mundo-FuteRock

A Alemanha trabalhava a bola, insistia pelo meio, mas encontrava todo o time da Argentina recuado e pronto para dar o bote. No segundo erro de marcação da defesa alemã, Lavezzi cruzou pra Higuain que finalizou perfeitamente, um golaço! Mas o atacante do Napoli estava em posição de impedimento.

Com o tempo, a Argentina equilibrou o jogo e descia com facilidade pelo lado esquerdo. Não foram poucas as vezes que Messi avançou rapidamente pela grade área. Em uma delas, o chute saiu fraco demais e Boateng salvou praticamente em cima da linha.

E o último lance do primeiro tempo foi de arrepiar. Kroos cobrou o escanteio, Höwedes subiu alto, cabeceou forte e a bola explodiu na trave esquerda de Romero. Na sobra, Muller estava impedido.

Depois do intervalo, a Argentina voltou totalmente irreconhecivel. Com uma postura totalmente ofensiva, Messi começou a comandar a armação das jogadas. O resultado era perfeito, so pecavam na finalização. Um ótimo início, não dando espaço para o toque de bola alemão. Schweinsteiger teve marcação implacável de Mascherano e Biglia. O meio do Bayern de Munique sofreu, apanhou o jogo inteiro e mesmo assim não ficou intimidado.

Alemanha x Argentina - final-FuteRock

Um dos lances polêmicos ocorreu aos 17 minutos. Aguero foi agarrado na área e devido a força física não caiu na área. O jogador optou em disputar a bola ao forçar a penalidade máxima. Minutos antes, pênalti escancarado em Müller, no entanto, o árbitro italiano Nicola Rizzoli acabou marcando falta de ataque.

Ambas as equipes tinham consciência que qualquer erro poderia ser fatal. O jogo ficava tenso e as faltas aumentavam. A Alemanha não conseguia manter a mesma intensidade e a Argentina cresceu e não se prendia a so em se defender, atacava e com perigo.

O inicio da prorrogação começou eletrizante, com a Alemanha perdendo ótima oportunidade com Schürrle. Romero, bem posicionado, defendeu.

Götze-gol-Alemanha-final-Copa-do-Mundo-Maracanã-FuteRock

Momentos depois, Hummels não conseguiu cortar o lançamento preciso de Rojo para Palacio. Ele matou a bola no peito dentro da área. O atacante argentino, ao invés de chutar na saída de Neuer, optou em fazer um gol de placa, tentando encobrir o goleiro. A bola saiu em linha de fundo.

O preciosismo de Palacio seria punido na sequência. Schürrle avançou sem dificuldade pela esquerda, e encontrou Götze, que estava livre na área. O meia do Bayern de Munique matou no peito e, de bate pronto, fez um golaço, estufando a rede de Romero. Um golaço! Götze saiu do banco de reservas para dar o titulo à Alemanha.

Em desvantagem no placar, a Argentina saiu para o tudo ou nada. No entanto, a experiência alemã falou mais alto e conseguiram administrar o jogo e segurar a pressão até o apito final.

Alemanha x Argentina - Taça -FuteRock

Após 24 anos, a Alemanha conquista o tetracampeonato, em cima da mesma Argentina. Se em 1990, na Itália, também foi difícil, mas a vitória veio de forma gloriosa e merecida.

Esta vitória premia a equipe que teve mais qualidade em todos os sentidos, premia a equipe que trabalhou com seriedade, foco e um objetivo desenhado durante os últimos anos. Essa equipe entra para história, quebrando a escrita de que um país europeu nunca ter vencido uma Copa realizada nas Américas. Título merecido!

Já a Argentina poderia ter sorte melhor. Se não fossem os erros de finalização, os hermanos estariam agora fazendo a festa em Copacabana. O contraditório prêmio de consolação ficou para Leonel Messi, considerado o melhor jogador do torneio.

FICHA TÉCNICA
ALEMANHA 1×0 ARGENTINA

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data-hora: 13/7/2014, às 16h (de Brasília)
Público presente: 74738 pessoas
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Auxiliares: Renato Faverani (ITA) e Andrea Stefani (ITA)

Gols: Götze (7’/2ºP)

Cartões amarelos: Schweinsteiger (ALE), Höwedes (ALE), Mascherano (ARG), Agüero (ARG)
Cartões vermelhos: Não houve

ALEMANHA: Neuer, Lahm, Boateng, Hummels e Höwedes; Schweinsteiger, Kramer (Schürrle, 30’/1ºT) Kroos; Müller, Özil (Mertesacker, 14/2ºP) e Klose (Götze, 42’/2ºT). Técnico: Joachim Löw.

ARGENTINA: Romero, Zabaleta, Garay, Demichelis e Rojo; Mascherano, Biglia e Enzo Pérez (Gago, 40’/2ºT); Messi, Lavezzi (Agüero, intervalo) e Higuaín (Palacio, 32’/2ºT). Técnico: Alejandro Sabella.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Alemanha é Tetracampeã do Mundo vencedo a Argentina na prorrogação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s