Resumo geral da Copa das Copas

Gotze-Alemanha-gol-final-copa-do-mundo-FuteRock

Por Charley Gima

Terminou a Copa das Copas! E com uma final digna, entre Alemanha X Argentina, a melhor equipe da Copa saiu vencedora, conquistando seu tetra campeonato, igualando-se à Itália e ficando com um título a menos que o Brasil.

taça-bola-brazuca-FuteRock

Havia muita especulação sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil, pois estádios e obras de infra-estrutura, feitas para a Copa, não estavam prontas até o dia do kick off. A Fifa permitiu a abertura da Copa na Arena São Paulo, como foi chamado pela Fifa o Itaquerão, mesmo com o estádio estar sem todas as fases concluídas. Vergonha inicial, pois nem internet wi-fi o estádio dispunha no jogo de abertura. Outra vergonha foi a sonora vaia que a presidente Dilma recebeu, com um coro de “Hey, Dilma, vai tomar no c*!”, sendo veiculado para o mundo todo, mostrando a indignação do povo brasileiro com o superfaturamento dos estádios, obras não acabadas e o pouco legado que o evento deixaria no País.Copa-das-Copas-Fuleco-FuteRock

Mas vamos falar sobre os jogos em si! Esta Copa foi chamada de Copa das Copas, e fez juz ao título, já que grandes jogos foram travados nesta competição, com goleadas históricas, como o 4X0 da Alemanha sobre Portugal, de Cristiano Ronaldo, no jogo de estreia das equipes, e o traumatizante 7X1, da mesma Alemanha sobre o Brasil.

Cristiano-Ronaldo-Portugal-decepção-FuteRock

A Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia, foi palco de diversas goleadas, tornando-se sinônimo de gols! Holanda cravou 5X1 na Espanha, última campeã do mundo, França fez 5X2 na Suíça e até Bósnia X Irã foi show, com um jogo de 4 gols, que terminou 3X1 para a Bósnia!

Robben-goleada-Holanda-X-Espanha-FuteRock

A Costa Rica foi a seleção que encantou a todos, conseguindo sua classificação dentro do grupo da morte, que tinha Itália, Uruguai e Inglaterra, passando para as oitavas junto com o Uruguai, eliminando Itália e Inglaterra. A Colômbia foi outra sensação, conseguindo 100% de aproveitamento na fase de grupos, se classificando ao lado da Grécia, eliminando Costa do Marfim e o Japão. Outras três seleções que passaram com 100% de aproveitamento foram Holanda, Argentina e Bélgica, todas entre as favoritas a levar a Copa.

Copa-dos-goleiros-FuteRock

Esta foi também a Copa dos Goleiros! Que safra! Pena que o Brasil contava com Júlio CésarJúlio fez sua parte na disputa de pênaltis contra o Chile, mas levou 14 gols em toda a competição, sendo 10 gols nos dois últimos jogos.

Mas felizmente pudemos conferir a atuação de excelentes goleiros como Ochoa, Navas e Howard, além de Neuer, considerado o melhor goleiro da Copa. Isso porque nem falamos ainda de Krul, goleiro da Holanda que entrou no final do segundo tempo da prorrogação das quartas de finais, contra a Costa Rica, só para catar duas cobranças de pênaltis, classificando a Holanda para as semifinais da Copa.

goleiro-Krul-Holanda-pega-pênalti-na-Copa-FuteRock

A Alemanha, com o atacante Miroslav Klose, levou também o título de artilheiro das Copas, ultrapassando Ronaldo Fenômeno como odo M jogador que marcou mais vezes em Copas do Mundo. Alemanha também mostrou muita consciência social, interagindo sempre que possível com os índios e os moradores locais da região de Cabrália, no sul da Bahia. Contrataram mão de obra local, reuniram-se com índios e frequentavam as praias juntos com os turistas, sem frescuras! Na partida para a final, no Rio, ainda doaram 10 mil Euros para os índios comprarem uma ambulância para eles. Mereciam outra taça social!

Klose-artilehrio-das-Copas-FuteRock

Mas se formos falar de badalação, ninguém se compara aos holandeses! A Holanda escolheu ficar no Rio de Janeiro, no meio da agitação, e os jogadores viajavam com esposas e namoradas. Saiam à noite para passear e curtir a noite carioca. Nas folgas curtiam a praia e jogavam frescobol. A Holanda veio para curtir mesmo a Copa no Brasil, e perder a semi-final para a Argentina nos pênaltis foi um castigo que não mereceram, pelo futebol que apresentaram em campo, em especial Robben, para muitos, e inclusive para este que vos escreve, o Craque da Copa!

Robben-Holanda-craque-da-Copa-FuteRock

Tivemos belos gols marcados nesta Copa, além das goleadas já citadas. James Rodrigues terminou como artilheiro da Copa, marcando seis gols, em cinco jogos.

Na minha opinião os gols mais bonitos foram:

1)      Van Persie, de cabeça, na goleada de 5X1 contra a Espanha;

2)      James Rogrigues, matando no peito e chutando de primeira contra o Uruguai;

3)      David Luiz, batendo falta contra a Colômbia, marcando o segundo gol do Brasil.

James-Rodrigues-Cahill-golaço-copa-do-mundo-FuteRock

Outro jogador que vale citarmos é Cahill, atacante da Austrália, que marcou também um belíssimo gol contra a Holanda, ainda na primeira fase, pegando um cruzamento de primeira, na vitória da Holanda por 3X2.

James-Rodrigues-craque-Colômbia-FuteRock

Agora vamos falar das decepções da Copa… Grandes seleções voltaram pra casa ainda na primeira fase, como Itália, Inglaterra, Espanha e Portugal. Os craques destas seleções decepcionaram seus fãs, como Cristiano Ronaldo, Balotelli, Rooney e a Espanha como um todo! Tivemos ainda a mordida de Suárez, uma atitude animalesca em meio ao esporte. A Fifa o puniu de forma severa, deixando até Chiellini, a vítima da mordida, indignado. Outro que deveria ser punido era Pepe, brasileiro naturalizado português. Esse jogador é muito maldoso, foi expulso de forma ridícula ao dar uma cabeçada, deveria também ficar mais tempo fora dos campos esfriando a cabeça.

suárez-neymar-messi-balotelli-decepções-copa-do-mundo-futerock

Messi, apesar de ter sido considerado o melhor jogador da Copa, também ficou devendo. Sorte da Argentina que podiam contar com Di Maria e Higuain, que, na ausência da genialidade de Messi, resolveram os jogos, levando a Argentina para a final contra a Alemanha.

O Brasil teve menos sorte, afinal dependia somente de Neymar, que não jogou nada contra Chile e Colômbia, saindo lesionado nesse jogo, para ficar fora do restante da Copa. Uma seleção de porte e tradição, como o Brasil, não pode depender de apenas um jogador, que isso fique de exemplo para as futuras convocações! Oscar também foi um fiasco, mas muito devido a seu posicionamento tático, ajudando mais na defesa do que no ataque, onde é sua praia.

David-Luiz-Brasil-quarto-lugar-copa-do-mundo-FuteRock

No meio termo temos o zagueiro David Luiz, que chegou a ser considerado o melhor jogador da Copa, mas que falhou muito nos dois últimos jogos do Brasil, contra a Alemanha e Holanda. Vale lembrar que o prêmio que cada jogador recebeu pelo quarto lugar foi de 800 mil reais.

Em resumo, o Brasil teve até sorte em ficar em quarto lugar, precisamos chacoalhar as estruturas da CBF e começar do zero. Holanda deveria disputar a final com a Alemanha, e o terceiro lugar foi amargo para Robben e cia. A Argentina não merecia o segundo lugar, pela forma que jogou, mas ficou tudo dentro das regras, jogando feio e ganhando com um gol de diferença, jogando de forma covarde e medrosa contra a Holanda, passando nas penalidades. A Alemanha mereceu sagrar-se campeã da Copa! Os deuses do futebol não foram irônicos desta vez e ganhou o melhor time!

Alemanha-campeã-copa-do-mundo-dilma-vaiada-futerock

Temos agora dois tetracampeões, Itália e Alemanha, na cola do Brasil, a única seleção Pentacampeã. Vamos agora para a Rússia ver no que dá! Façam suas apostas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s